Serviços


Estudo de Proteção e Seletividade


Quando ocorre um curto circuito em um sistema elétrico e não há dispositivos de proteção, a corrente do circuito se eleva da ordem de centenas ou milhares de vezes da corrente normal de operação, causando a destruição de cabos, barramentos, isoladores e materiais isolantes que estão ligados ao circuito. Estas falhas elétricas são grandes problemas nas instalações prediais, industriais e residenciais e podem interromper o fornecimento de energia a qualquer hora, gerando perdas de serviço e criando grandes problemas economicos para o usuario.

Para reduzir este tipo de desastre, fusíveis e disjuntores (os chamados dispositivos de proteção) são utilizados para evitar essas consequências provenientes do curto-circuito.

Estes dispositivos de proteção são empregados e obrigatórios nos projetos e instalações elétricas, porém o que não é muito difundido, é a correta aplicação destes dispositivos para diminuir os prejuízos operacionais. Para isso é realizado um estudo de coordenação e seletividade das proteções, visando a limitação dos dispositivos de proteção e assim garantir a máxima disponibilidade de energia nas instalação e por consequência, a redução dos prejuízos operacionais.